Soja tem alta de dois dígitos em Chicago nesta 5ª feira
O mercado da soja inicia os trabalhos desta quinta-feira (23) com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago diante das boas perspectivas sobre a demanda da China nos EUA. Segundo informações da agência de notícias Reuters, a nação asiática comprou ao menos três cargos de soja norte-americana e as expectativas, segundo analistas de mercado, é de que as aquisições continuem.
Por volta de 6h45 (horário de Brasília), as cotações subiam entre 8,75 e 11,25 pontos nas posições mais negociadas, levando o maio a US$ 11,46 e o agosto a US$ 8,54 por bushel. Os preços começam uma recuperação diante dessa demanda melhor após atingirem suas mínimas em 11 meses.
“As conversas no mercado de mais exportações dos EUA estão ajudando”, diz o diretor de estratégia agrícola do Commonwealth Bank da Austrália, TObin Gorey, à Reuters Internacional. Esta semana, os chineses assinaram um acordo para compra de soja dos EUA e a notícia foi muito bem recebida pelo mercado, que há muito esperava por isso para se posicionar.
Mais do que isso, ainda de acordo com analistas, a China aproveitou os baixos preços da oleaginosa norte-americana para fazer compras em um momento em que está refazendo seus estoques e onde há preocupações com o comprometimento de algumas cadeias de suprimento ainda em função da pandemia do coronavírus.
Na outra ponta, porém, o mercado espera ver a continuidade dessas compras – que deve acontecer também dada a baixa disponibilidade do produto brasileiro -, mas também segue observando os desdobramentos da pandemia.
*Notícias Agrícolas