Quarta-feira, 19 de Março de 2025
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
31°
13°
17°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Giro da Notícia
Ao Vivo: Giro da Notícia
Notícias

Padre de Tapera atende confissões de fiéis dentro de carros em frente à paróquia

Padre de Tapera atende confissões de fiéis dentro de carros em frente à paróquia
10.04.2020 14h50  /  Postado por: adrianolima

Em Tapera, na Região Norte do RS, o padre Oswaldo Baptista achou uma solução: uma espécie de “drive thru” de confissões, para que os fiéis não precisassem passar o feriado santo sem ter a confissão.

O atendimento começou desde terça-feira (07). De acordo com o padre, responsável pela paróquia há cinco anos, a inspiração para a iniciativa veio dos Estados Unidos.

“Ele teve essa ideia de atender os fiéis de dentro dos veículos, e teve uma repercussão muito positiva na comunidade onde ele exerce seu ministério. Hoje a igreja de um modo geral tem que se atualizar. O padre é igual a um pai, na verdade. Quando se tem algum problema, o filho está doente, ele corre pro colo do pai. A igreja tem que ter esse afeto, esse carinho, principalmente nesse tempo de pandemia.”

O drive-thru de confissões será interrompido durante o feriado, mas deve ser retomada após o Domingo de Páscoa.

“Graças a Deus tivemos várias pessoas que estão vindo. Enquanto tiver gente eu estou atendendo, pode ser cinco horas da tarde, sete horas da noite. E por que não continuar fazendo isso durante o resto deste período de pandemia? A ideia é continuar, aí sim, quando tudo melhorar, voltar com todas as missas e celebrações”, afirma.

Os atendimentos respeitam as normas de distanciamento necessárias pela saúde: o padre Oswaldo fica sentado distante do carro do fiel, estacionado em frente à igreja.

O padre já havia realizado outra ação para ajudar durante o período de pandemia: fazer e distribuir refeições para as pessoas carentes da cidade.

“É muito fácil eu abrir minha igreja para a festa, o casamento, o batizado, mas a igreja tem que estar ainda mais presente nos momentos de choro. É muito fácil fechar a igreja e me refugiar dentro da minha casa que tem ar condicionado, que tem comida para três meses”, reflete o religioso.

No momento atípico, Oswaldo reforça a importância dos católicos não perderem a fé de vista, nem esquecerem a importância da Semana Santa, mesmo que não consigam celebrar a Páscoa como em todos os anos.

“Na Semana Santa nós celebramos o amor. Eu não poderia deixar de celebrar essa situação. O Papa Francisco fala que devemos sair da própria igreja, hoje o povo está precisando de carinho, segurança, afeto, carinho. A vida já é uma cruz, e sem Jesus ela fica muito difícil. Que nessa Páscoa possa renascer em nossos corações o sentimento de esperança para passarmos por tudo isso”, conclui o padre.

*G1 RS

Foto: Maria Carolina Wening da Silva

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO