Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
40°
20°
22°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Madrugadão Planetário
Ao Vivo: Madrugadão Planetário
Notícias

Leite recebe pedido de reabertura parcial do comércio

Leite recebe pedido de reabertura parcial do comércio
08.04.2020 10h28  /  Postado por: adrianolima
O objetivo do documento é que as diretrizes sejam adotadas nos setores do comércio, serviços e turismo para evitar o contágio do coronavírus dentro dos estabelecimentos – com destaque para a intensificação do uso de máscaras – e servir de base para que Leite reavalie a política de fechamento das atividades comerciais.
Leite foi receptivo ao grupo e lembrou que foi ele quem havia solicitado as sugestões aos integrantes das entidades. O governador disse que compartilhava da angústia das entidades empresariais e explicou como o Governo do Estado trabalha para ampliar o número de leitos de UTI e garantir que a quantidade de pacientes simultâneos devido ao coronavírus não supere a capacidade de atendimento do sistema de saúde. Ele informou que vai pedir para a sua equipe técnica uma análise das sugestões do protocolo o da Fecomércio.
O documento foi idealizado pelo Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico, que discute, por meio de videoconferências desde 26 de março, formas de garantir o funcionamento da cadeia produtiva da alimentação e demais setores produtivos do comércio, serviços e indústria, bem como também apoio aos profissionais autônomos e informais. Coordenado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), reúne entidades empresariais como Fecomércio, Fiergs, Federasul, e Lide-RS, cujos presidentes estiveram presentes na reunião.
Polo defendeu a liberação das atividades, mediante protocolo de proteção à saúde, de todos os setores que integram a cadeia de alimentos no Rio Grande do Sul. A solicitação contempla não apenas as atividades-fim, mas também as redes secundárias que garantem suporte ao setor. “Não se trata de um retorno à normalidade, mas de um novo padrão de funcionamento estabelecido a partir de análise técnica da entidade”, posicionou-se.
Polo entregou ao governador um ofício solicitando, dentro das possibilidades, imediata análise e deliberação sobre as demandas apresentadas. O parlamentar solicitou, ainda, maior participação do Poder Legislativo no Conselho de Crise para o Enfrentamento da Epidemia da Covid-19, para uma atualização mais frequente dos dados aos deputados estaduais, e a ampliação do uso de testes rápidos para identificação das pessoas expostas ao vírus e as já imunizadas para basear a suspensão gradativa das medidas de isolamento.
Além do protocolo da Fecomércio, Polo entregou, ainda, outro ofício, de Maria Fernanda Tartoni, presidente da Abrasel no RS, associação que representa bares e restaurantes, manifestando sua preocupação com a falta de previsibilidade de retomada das atividades. “Há uma série de ameaças caso não seja feito um planejamento de retomada, como desabastecimento, desemprego, fechamento de empresas, bancarrota da economia e, consequentemente, do Estado”, afirmou a dirigente no documento.
O protocolo da Fecomércio recomenda aos empresários medidas de prevenção destinadas aos funcionários e aos clientes dentro dos estabelecimentos. São citados, por exemplo, flexibilizar local e escala de trabalho para reduzir uso de transporte coletivo nos horários de pico, avaliar a criação de novos turnos para reduzir contato social na empresa e de home-office em dias alternados por equipes, reduzir reuniões presenciais e viagens, estimular reuniões virtuais, restringir o acesso ao público externo, estabelecer diferentes turnos de refeição e tornar mais rigorosa a limpeza e desinfecção frequente de superfícies de equipamentos e mobiliário.
Fonte: Jornal do Comércio
Foto: Felipe Mansur
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO