Seguros passam a incluir coronavírus em contratos
06.04.2020 08h35 / Postado por: adrianolima
A crise gerada pelo surto mundial de coronavírus está mudando a política de diversas seguradoras, que começaram a cobrir mortes pelo vírus em seus seguros de vida e prestamista (que garantem o pagamento de financiamentos e dívidas em caso de morte e invalidez). Dessa forma, as empresas estão deixando de aplicar a regra de que pandemias são excluídas de apólices.
A não inclusão de pandemias no pagamento de seguros de vida ocorre devido ao fato de que esse tipo de produto tem como objetivo cobrir riscos que são previsíveis. As apólices são precificadas e os prêmios cobrados com base nessa previsibilidade. “Pandemias, catástrofes naturais, guerras, são geralmente excluídas das linhas de coberturas”, explica Guilherme Bini, presidente do Sindicato das Seguradoras no Rio Grande do Sul (Sindsegrs).
No entanto, devido à comoção causada pela epidemia de coronavírus no mundo e no Brasil, várias seguradoras já anunciaram que vão desconsiderar essas cláusulas, mesmo arcando com maiores riscos e necessidade de mais fiscalização. “Nossa informação é de que pelo menos 12 empresas já anunciaram essa mudança. Estou há 21 anos nesse mercado e nunca precisamos cogitar essa ação, o que demonstra a seriedade da situação e a adaptação rápida das seguradoras”, afirma Bini.
Fonte: Jornal do Comércio
Comente essa notícia