Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Chuvas esparsas
34°
17°
24°C
Espumoso/RS
Chuvas esparsas
No ar: Show da Manhã
Ao Vivo: Show da Manhã
Bom Dia Líder

Audiência pública para tratar de efeitos da estiagem reúne lideranças em Espumoso

Audiência pública para tratar de efeitos da estiagem reúne lideranças em Espumoso
11.03.2020 06h37  /  Postado por: Roger Nicolini

Na tarde desta terça-feira, 10, na Casa da Cultura, a Câmara de Vereadores, juntamente com várias entidades, empresas, cerealistas e cooperativas de produção e crédito reuniu lideranças para discutir impactos da estiagem.

Na ocasião, assistentes técnicos apresentaram as perdas nas lavouras de soja, que representam cerca de R$ 200 milhões a menos na economia de Espumoso. No leite, 25% da produção já está comprometida.

As instituições financeiras divulgaram que tem cerca de 3 mil contratos que somam R$ 340 milhões de reais, nas mais diversas linhas de crédito que foram tomadas pelos produtores.

As autoridades aprovaram a carta de Espumoso, onde pretendem se mobilizar em nível estadual, se reunindo via associação de prefeitos e vereadores com o Governo do Estado, para que o mesmo decrete situação de calamidade pública através de um ato político. Quanto aos demais custeios de empresas, bancos, cerealistas e cooperativas, outros pedidos como linhas de crédito, renegociações e prorrogações também foram feitos.

Nossa reportagem acompanhou e conversou com algumas autoridades, como o idealizador da audiência pública e presidente da Câmara de Vereadores de Espumoso, Roberto Iopp, do PT.

O presidente da ASCAMAJA, vereador Paulo Alexandre dos Santos também se manifestou.

O gerente do Banco do Brasil de Espumoso, Lúcio Hupalo destacou a preocupação com os custeios dos produtores.

Marcos Moraes, gerente da Sicredi Centro Espumoso diz que a instituições precisam pressionar.

Bastante efusivo em suas manifestações durante o ato, o prefeito de Campos Borges, Everaldo Moraes disse que são necessárias medidas concretas a fim de garantir a renda dos produtores.

O prefeito de XV de Novebro, Gustavo Stolte afirma que continuará a mobilização junto aos governos federal e estadual.

Foto: Prefeitura de Espumoso/Divulgação

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO