Governo do RS confirma primeiro caso de Coronavírus
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou na manhã desta terça-feira o primeiro caso do novo coronavírus em território gaúcho. Segundo a pasta, trata-se de um homem de 60 anos que viajou recentemente à Itália, o segundo país mais afetado pela epidemia no mundo, e residente de Campo Bom, na Região Metropolitana da capital Porto Alegre.
Como os cinco casos confirmados pela Secretaria de Saúde fluminense na última segunda-feira foram divulgados após o fechamento do boletim do Ministério da Saúde, o Brasil tem, oficialmente, 25 casos confirmados. Somados os casos do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, o país tem 31 casos confirmados. Espera-se que a próxima atualização da pasta, prevista para a tarde desta terça-feira, inclua as novas notificações.
O número de casos suspeitos do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil subiu 40% na última segunda-feira, chegando a 930 nesta segunda-feira, segundo o boletim divulgado ontem pelo governo federal.
Ontem, a Saúde também anunciou algumas mudanças no critério para testar casos suspeitos do novo coronavírus. Em cidades que já tiveram um caso confirmado e contam com unidades sentinelas — ou seja, unidades de saúde que costumam atender pessoas com problemas respiratórios e já coletam rotineiramente amostras para análise —, as pessoas com síndrome gripal em que os testes para outros vírus tiveram resultado negativo vão ser testadas para o novo coronavírus, independentemente de terem viajado para o exterior.
Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Fonte: RS Agora