Mieloma múltiplo: um câncer que se confunde com outras doenças
O mieloma múltiplo não é um câncer comum: ele afeta sete a cada 100 mil pessoas. Contudo, isso não é motivo para deixar a doença ou seus sintomas de lado. O diagnóstico precoce melhora a qualidade e, com isso, o tempo de vida do paciente, evitando consequências mais graves – secundárias à doença.
O problema é que os sinais desse tipo de câncer são confundidos com outras doenças ósseas, por vezes reumatológicas, como a osteoporose ou, até mesmo, o envelhecimento. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), 44% dos pacientes demoraram três meses para procurar um médico depois de apresentarem os primeiros sintomas. Outros 26% deixaram passar um ano.
O mieloma múltiplo é um câncer que surge na medula óssea, responsável por fabricar o sangue no corpo. Ele aparece mais comumente em pessoas acima de 60 anos. O mieloma afeta as células de defesa do organismo e costuma se manifestar com dores na coluna ou nas costelas, que pioram com o movimento. Além da dor óssea, fraturas, anemia, cansaço, infecções, urina com espuma, perda de apetite e sede exagerada são os principais sintomas.
O Hospital Notre Dame São Sebastião, localizado em Espumoso, conta com os serviços da médica hematologista, Dra. Moema Nenê Santos (CRM 24111). Para agendamentos de consultas, entre em contato pelo telefone (54) 3383-4200 ou, então, pelo Whatsapp (54) 9 9178-0626.
Fonte: Ascom/HNDSS Luzia Camargo