Vereador dá versão da câmara sobre rejeição da instalação de lâmpadas de Led em Tio Hugo
![Vereador dá versão da câmara sobre rejeição da instalação de lâmpadas de Led em Tio Hugo](https://planetario.noticias.upside.rs/wp-content/uploads/sites/2/2020/01/3101-FOTO-ELTON-1024x1024.jpg)
Como reza a cartilha do jornalismo, procuramos o líder da bancada do PP no legislativo de Tio Hugo, Elton Roessler para falar sobre a rejeição por parte do da câmara da adesão do município à iluminação de Led proposto via consórcio Regional dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí –
No último dia 13 de janeiro o projeto 001/2020, de autoria do Executivo foi apreciado em sessão extraordinária. Dos nove vereadores, quatro votos foram contrários, três favoráveis e dois estavam ausentes.
Na opinião dos vereadores, a economia de cerca de R$ 100 mil reais por ano era pequena. Outro aspecto segundo os vereadores, era que o financiamento de R$ 570 mil a serem pagos em cinco anos iria abranger outra gestão e que poderia se escolher outra empresa. Os valores das luminárias também foram alvo de questionamento.
O prefeito alega que não foi convocado pelos vereadores e que todo o processo é feito por pregão presencial coordenado pelo Consórcio, do qual fazem parte 29 municípios das regiões Alto Jacuí e Botucaraí, sendo auditado e aprovado pelo Tribunal de Contas. A empresa responsável pela instalação e manutenção dá 5 anos de garantia para qualquer avaria, também informou o prefeito.
O vereador Elton Roesler falou em seu nome e dos demais vereadores que votaram contrários.
Elton voltou a comentar que os valores das luminárias é muito superior e disse que a economia de 12% nos gastos de iluminação poderia ser maior caso fossem feitos levantamentos com outras empresas do setor.
O vereador disse que esperava da presidente da Câmara Silvana Cardoso Sipp do PDT o adiamento da discussão para outro momento. Ele reconheceu que houve uma falha de comunicação com o prefeito Gilso Paz. Segundo ele, o chefe do executivo não tem respondido os ofícios da câmara, e tem dificuldades de relacionamento com vereadores até de seu partido. Por outro lado, elogiou o projeto regional de iluminação de led proposto pelo Comaja.