Gilda Geleazzi, 65 anos, seus auxiliares e conselheiros assumiram seus cargos, formalmente na noite desta quarta-feira, 29. Pela manhã, Gilda recebeu as chaves da sede da entidade, em Porto Alegre.
No dia 11 de janeiro, houve eleição em Lajeado. Ela e a outra candidata, Elenir Winck, tiveram cada uma 530 votos.
O critério usado pela Comissão Eleitoral do MTG foi a idade de todos os integrantes da chapa e não das candidatas. Elenir tinha o senhor Wilson Barbosa de Oliveira, de 77 anos, fazendo que a entidade a declarasse ganhadora do pleito.
Gilda entrou na justiça para que valesse o critério da legislação vigente que determina que a candidata mais velha ganhasse. A justiça aceitou o argumento e uma liminar (decisão temporária), foi concedida e mantida pelo Tribunal de Justiça, conforme ela explica, afirmando que desde 1977 integra o Movimento Tradicionalista Gaúcho.
O músico César Oliveira, Adido Cultural do estado, é o vice-presidente de Administração de Finanças da nova gestão. Já o cantor e gaiteiro João Luiz Corrêa assumiu como diretor do novo Departamento de Música Regional Gaúcha. Entre as metas da administração, está o fortalecimento das 1,7 mil entidades filiadas, transparência e aproximação com a sociedade e poderes. Gilda disse que procurou a justiça porque a campanha eleitoral é feita pelo nome do candidato à presidente não quem vai ser colocado em toda a nominata..
Foto: Giovani Grizzotti