Estados brasileiros registram focos de ferrugem asiática
Conforme dados do Consórcio Antiferrugem, uma parceria público-privada para monitorar os focos da doença ferrugem asiática da soja, até o momento já foram registradas a ocorrência em seis estados brasileiros. No total, 21 focos foram encontrados. Desses, a maior incidência está no estado do Paraná, com 12 casos. Em segundo lugar aparece o Mato Grosso do Sul, com quatro casos. Santa Catarina já registrou dois focos e São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul aparecem com apenas um caso. Todos foram registrados ainda em dezembro do ano passado. O foco gaúcho foi encontrado no município de Porto Vera Cruz.
A ferrugem asiática é a principal doença que prejudica a produtividade de soja. O fungo que se instala na soja não permite a formação plena do grão. Uma das possibilidades de manejo para evitar a ferrugem na soja é a adoção do vazio sanitário. Em 2019, o governo gaúcho começou os estudos e análises para aplicar a medida. Em julho, uma instrução normativa para regulamentar o vazio foi anunciada, mas não com validade para a atual safra, 2019/2020.
Carlos Gabriel Nunes dos Santos, extensionista rural e responsável pela Defesa Sanitária Vegetal da Emater, conversou com a repórter Luzia Camargo sobre o assunto.
Ouça a entrevista a seguir: