Representantes da Coprel em missão nos Estados Unidos: uma imersão no ambiente mais inovador do mundo
O cooperativismo gaúcho se destaca pelo seu excelente desempenho em inúmeros aspectos. Bons resultados econômicos, em conjunto com amplos projetos sociais, educacionais e ambientais, além de um sistema de gestão democrático e participativo, demonstram que este sistema está se fortalecendo cada vez mais. Além disso, as cooperativas também estão buscando se diferenciar também nas inovações tecnológicas.
Com este objetivo, um grupo de representantes de cooperativas de infraestrutura do Rio Grande do Sul esteve entre os dias 21 e 25 de outubro em uma missão nos Estados Unidos. O presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, acompanhado dos facilitadores Luis Fernando Volpato e Herton Azzolin, participaram de uma imersão no ambiente das organizações mais inovadoras e de alta tecnologia no mundo.
Organizada pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS, por meio da Escoop – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, a missão foi integrada por 24 cooperativistas integrantes do Sistema Fecoergs – Federação das Cooperativas de Enrgia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.
Na agenda da comitiva, estiveram visitas às sedes da Netflix, StartSe University, HP Garage, b8TA Store, Amazon Go, Bandera Electric Cooperative (BEC) e LCRA no Texas e no Vale do Silício, na Califórnia.
Esta viagem foi muito importante para impulsionar o desenvolvimento de uma cultura de inovação nas cooperativas do Rio Grande do Sul, oportunizando o conhecimento de novas tecnologias, modelos de negócios e trocas de experiências com cooperativas americanas.
Para o presidente da Coprel e da Infracoop (Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura), Jânio Vital Stefanello, esta missão foi uma grande oportunidade de estar próximo das grandes inovações em internet, geração e distribuição de energia. “Certamente voltamos com ainda mais desafios, principalmente o de aplicar estes conceitos de inovação nas cooperativas, para estarmos prontos para atender as novas necessidades dos cooperantes do futuro. A nossa missão agora, é de integrarmos esta cultura de inovação no nosso modelo de gestão e governança. A tecnologia será commodity e a inovação trará novas soluções para os serviços que são oferecidos pela Coprel e suas coligadas”.
Fonte e foto: Ascom Coprel