Polícia prende integrantes de facção suspeita de extorquir comerciantes no Centro de Porto Alegre
A Polícia Civil prendeu oito pessoas, na manhã desta sexta-feira (6), suspeitas de participação numa facção que extorquia comerciantes no Centro de Porto Alegre. Foram cumpridos 18 mandados de prisão e 58 de busca e apreensão nas regiões Leste, Norte, além da área central da Capital. Durante as investigações, outras sete pessoas já haviam sido presas.
A facção é investigada por tráfico de drogas, ameaças e agressões. De acordo com os investigadores, o grupo atua como uma milícia.
“É uma facção criminosa que dominou e loteou o Centro Histórico de Porto Alegre. Eles começaram a cobrar pedágio, além do tráfico de drogas, de garotas de programa, vendedores ambulantes e agora estão cobrando de comerciantes devidamente instalados aqui no Centro, de R$ 50 a R$ 300 por semana. Caso não pague, eles vêem com ameaças e outros tipos de violência contra esses trabalhadores que aqui labutam”, disse o delegado Juliano Ferreira.
A operação isolou as quadras próximas da Rua Voluntários da Pátria. Alguns dos mandados eram coletivos, e foram cumpridos em uma galeria e em um prédio inteiro, que é apontado como o local usado pelo grupo para cometer crimes.
“Esse local aqui é o ‘QG’ dessa facção. O ’01’ dessa facção, na rua, que comanda o Centro de Porto Alegre foi preso com uma 9mm e com um fuzil. Aqui seria o ponto onde eles se encontram e guarnecem armas e drogas”, contou o delegado.
A operação, que contou com mais de 250 policiais, é comandada pela 17ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre.
Fonte: G1rs