Polícia Civil alerta para novo golpe “furta” whatsapp de quem anunciou algum produto na internet
Um novo golpe está sendo aplicado com intuito de “furtar” contas de WhatsApp de diversos usuários, não havendo emprego de qualquer malware ou programa malicioso, mas os criminosos atacam especificamente pessoas que tenham anunciado algum produto à venda por plataformas de classificados de internet como OLX, Mercado Livre, Zap Imóveis, Webmotors, entre outras.
A metodologia é simples, porém engenhosa, podendo sofrer eventuais variações: Os criminosos monitoram plataformas de vendas onde vítimas em potencial tenham postado anúncios referentes a algum produto. De posse das informações do anúncio, eles entram em contato com a pessoa via ligação telefônica, SMS ou até mesmo por WhatsApp, se passando por funcionário da plataforma de vendas, dizendo que precisam confirmar alguns dados ou então que o anúncio vem recebendo um alto número de reclamações. Em ambos os casos, eles pedem que o usuário confirme um código numérico recebido via SMS.
Quando a vítima responde à mensagem e envia o tal “Código de Confirmação” recebido, o fraudador começa o processo de ativar o WhatsApp da vítima em um novo celular e o suposto “Código de Confirmação” é, na verdade, o “Código de Ativação da sua Conta do WhatsApp”. Uma vez ativado o novo WhatsApp no celular do criminoso, a vítima perde o acesso ao seu aplicativo e precisará esperar algumas horas para solicitar novo Código e tentar recuperá-lo.
Após ativarem o WhatsApp da vítima, os criminosos começam a enviar mensagens para os contatos mais recentes, que normalmente são amigos próximos ou familiares da vítima, pedindo um empréstimo para uma despesa urgente, indicando uma conta corrente para depósito de tais valores.
Serviço de Comunicação Social da 21ª DPRI/Santiago