Sábado, 30 de Maio de 2020
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
22°
16°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Música, Informação e Esporte
Ao Vivo: Música, Informação e Esporte
Notícias

Câmara de Fontoura Xavier revoga homenagem a suspeito de abusos de escoteiros

26.08.2019 22h56  /  Postado por: Roger Nicolini

A Câmara de Vereadores de Fontoura Xavier, no norte do Estado, revogou na noite desta segunda-feira (26) a lei que havia concedido o título de Cidadão Fontourense ao então chefe dos escoteiros André Carvalho Lacerda.

A anulação da homenagem foi articulada pelos vereadoresdepois de o Grupo de Investigação da RBS (GDI) revelou em reportagem que 18 ex-escoteiros do Grupo Guamirim contam terem sofrido abuso sexual por parte de André entre os anos de 2007 e 2016.

André, que é bancário e hoje vive na Região Metropolitana, fundou e presidiu o Grupo Escoteiro Guamirim. Conforme o presidente da Câmara, vereador Algemiro Pinheiro (PDT), a lei por meio da qual foi concedida a homenagem foi revogada por unanimidade, com os votos dos nove vereadores da cidade.

O ex-chefe dos escoteiros é alvo de investigação da Polícia Civil sob suspeita de estupro de vulnerável.  Dos 18 ex-integrantes do grupo que depuseram, 17 contaram em detalhes os abusos que teriam sofrido, e um admitiu ter sido vítima de tentativa de abuso.

Os amigos guardaram o segredo durante anos. Em 2018, um deles, depois de fazer tratamento psicológico por um ano, disse ter certeza dos abusos e procurou os amigos para tratar do assunto. Foi surpreendido pelas histórias que se repetiam. Eles então decidiram procurar a polícia.

O inquérito segue tramitando. A Justiça de Soledade negou pedidos de prisão feitos pela polícia e, agora, um recurso do Ministério Público será analisado pelo Tribunal de Justiça. O Movimento Escoteiro do Estado abriu processo ético-disciplinar contra André.

Fonte e foto: Gaúcha ZH

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.