PIB gaúcho registra crescimento de 0,9% no primeiro trimestre
Com “otimismo moderado”, a secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Rio Grande do Sul apresentou na tarde desta quinta-feira o crescimento de 0,9% no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado no primeiro trimestre de 2019.
O índice é considerado favorável pelo governo, apesar de não alcançar a marca de um ponto percentual. “Existe um crescimento que é maior que o do Brasil, mas que não é como gostaríamos ou que seria necessário para uma situação melhor, com geração de emprego, de renda e aumento da arrecadação. Nem sempre estar melhor que o País é necessariamente muito bom, porque o País não está muito bem”, comentou a titular da pasta, Leany Lemos.
A variação positiva foi alavancada sobretudo pela indústria, que avançou de 5,6%. “Com a queda que temos desde 2013, a base de comparação está reprimida e a capacidade ociosa ainda é grande, mas a boa notícia é que está reagindo. Chamam a atenção veículos automotores, reboques e carrocerias, bebidas e derivados de petróleos e biocombustíveis.
Foram os que contribuíram mais”, explicou o pesquisador Eduardo Zylberstajn, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), responsável pelo cálculo do PIB no Estado desde a extinção da Fundação de Economia e Estatística, no ano passado.
O setor de comércio também teve índice positivo, de 3,3%. No sentido contrário, serviços caiu 0,4%, e Construção Civil, 3,8%. O maior recuo ficou na Agropecuária, 4,4%, impactado pela fraca colheita de arroz e uva, duas das principais produções do Estado.
Fonte: Correio do Povo/ Foto: Eric Raupp