Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
24°
18°
22°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Alma Campeira
Ao Vivo: Alma Campeira
Geral

PIB gaúcho registra crescimento de 0,9% no primeiro trimestre

02.08.2019 08h39  /  Postado por: adrianolima

Com “otimismo moderado”, a secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Rio Grande do Sul apresentou na tarde desta quinta-feira o crescimento de 0,9% no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado no primeiro trimestre de 2019.

O índice é considerado favorável pelo governo, apesar de não alcançar a marca de um ponto percentual. “Existe um crescimento que é maior que o do Brasil, mas que não é como gostaríamos ou que seria necessário para uma situação melhor, com geração de emprego, de renda e aumento da arrecadação. Nem sempre estar melhor que o País é necessariamente muito bom, porque o País não está muito bem”, comentou a titular da pasta, Leany Lemos.

A variação positiva foi alavancada sobretudo pela indústria, que avançou de 5,6%. “Com a queda que temos desde 2013, a base de comparação está reprimida e a capacidade ociosa ainda é grande, mas a boa notícia é que está reagindo. Chamam a atenção veículos automotores, reboques e carrocerias, bebidas e derivados de petróleos e biocombustíveis.

Foram os que contribuíram mais”, explicou o pesquisador Eduardo Zylberstajn, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), responsável pelo cálculo do PIB no Estado desde a extinção da Fundação de Economia e Estatística, no ano passado.

O setor de comércio também teve índice positivo, de 3,3%. No sentido contrário, serviços caiu 0,4%, e Construção Civil, 3,8%. O maior recuo ficou na Agropecuária, 4,4%, impactado pela fraca colheita de arroz e uva, duas das principais produções do Estado.

Fonte: Correio do Povo/ Foto: Eric Raupp

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.