Mudanças no Enem 2019 não devem interferir na preparação do candidato
No final de 2018, o Ministério da Educação (MEC) anunciou mudanças no formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As alterações estão previstas para o ano de 2021, data limite de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas. Mesmo com um prazo para essas modificações, tem-se especulado muito sobre a próxima edição da prova, principalmente devido às novas regras de inscrição Do edital e as instabilidades relacionadas à gráfica de impressão.
Para o diretor do Sistema de Ensino pH Cláudio Falcão, os recentes anúncios não devem alterar em nada na preparação dos candidatos.
Com a Base Nacional Comum Curricular em pauta, o diretor explica que as habilidades contempladas pelo ENEM já estão vinculadas de alguma maneira com o que se espera na Base. Para ele, mesmo que elas tenham nomenclaturas ou códigos diferentes, no fundo já trabalham de maneira similar e isso não deve ser uma preocupação do candidato.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse no início do ano que o Enem 2019 receberia uma supervisão pessoal final antes de ser aplicado, o que nunca aconteceu na história do exame, o diretor comenta se isso pode gerar alguma mudança nas questões do exame.
O tema da redação da avaliação é algo que costuma preocupar os estudantes que irão realizar a prova. Cláudio, finalizou revelando quais são os prováveis temas da Redação deste ano.
Ouça a entrevista completa no player abaixo:
Reportagem e edição: Amanda Schneider/ Imagem: Enem