Iniciativas do governo tentam restabelecer Brumadinho, após rompimento de barragem
O governo federal lançou, na última sexta-feira (14), um pacote de medidas que visa à reconstrução de Brumadinho, em Minas Gerais. O intuito é recuperar a atividade econômica e resgatar a autoestima da população local, que foi atingida pelo rompimento da Barragem da Vale, em janeiro deste ano. As ações serão destinadas para as áreas de desenvolvimento social, educação, saúde, cultura, esporte, infraestrutura, meio ambiente e segurança pública.
Uma das iniciativas será a inauguração da Estação Cidadania, criada para o desenvolvimento de programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação profissional, serviços socioassistenciais e políticas de prevenção à violência.
O local tem um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), uma pista de skate, equipamentos de ginástica, playground, uma praça de esportes e lazer, uma sala de informática, salas multiuso, biblioteca, um cineteatro/auditório e uma quadra poliesportiva coberta. A unidade custou 2 milhões de reais e tem 3 mil metros quadrados.
Além disso, estão previstas obras de pavimentação e construção de pontes e viadutos para acesso à Inhotim; reativação da linha férrea para circulação de trem turístico entre Belo Horizonte e Brumadinho, em parceria com o Ministério do Turismo; implementação da cadeia produtiva da floricultura (Projeto Flores); e a nova instalação de captação de água do Rio Paraopeba, em trecho não impactado pelo rompimento da barragem.