Sexta-feira, 10 de Julho de 2020
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
19°
8°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Giro da Notícia
Ao Vivo: Giro da Notícia
Geral

Amasbi realizou audiência com o Secretário de Articulação e Apoio aos Municípios

13.06.2019 07h51  /  Postado por: Roger Nicolini

Na manha de terça (11),  diversos prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí – Amasbi participaram em Porto Alegre de uma audiência visando atrair recursos para a região.

O encontro com o Secretário Estadual da Articulação e Apoio aos Municípios Agostinho Meirelles, foi realizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari.

De inicio o Presidente da Amasbi e Prefeito de Victor Graeff, Cláudio Afonso Alfeln salientou sobre a  importância da aproximação entre Município e Estado, sempre em prol de causas comuns a região.

Na pauta diversos assuntos, entre eles o pagamento dos recursos da Consulta Popular 2017 (incluído no orçamento 2018), no que tange a demanda das melhorias em estradas vicinais junto a Secretaria Estadual de Obras e Habitação. Alguns municípios já receberam os recursos e os demais estão com os valores liquidados, esperando o pagamento. Conforme o Secretário Agostinho, até o dia 20 de junho,  ambas as Secretarias devem dar um posicionamento aos municípios com valores a receber.

Ainda na pauta a liberação de recursos do Orçamento Estadual 2019,  referente ao programa “UERGS – Programa de Modernização e Desenvolvimento da Educação Superior Pública”, votada como prioritária pela comunidade regional na Consulta Popular 2018.

Outro tema abordado foi a reorganização/redistribuição das secretarias e órgãos do Governo do Estado, como a Coordenadoria Regional da Educação – 25ª CRE; além da 18ª Supervisão Regional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e o Escritório Regional da Emater, ambos situados em Soledade, reorganização questionada pela Amasbi.  De acordo com o Secretário alguns estudos estão sendo realizados, visando enxugar a máquina pública, mas nem um fechamento ou readequação é confirmado.

No final da reunião ainda foi abordado sobre a Lei Kiss;  duplicação da ponte de acesso ao município de Mormaço, além da estadualização da BRS 153, que liga Nicolau Vergueiro à Marau e a estadualização da Estrada da Cerca, estrada vicinal que liga Soledade, Tunas e Lagoão.

Pela parte da tarde os prefeitos participaram de uma reunião com o Dr. Gladimir Chiele na Consultoria em Direito Público – CDP, que abordou sobre o pagamento dos precatórios municipais.

 

Fonte/Foto: ASCOM Prefeitura de Victor Graeff

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.