Hospital Frei Clemente de Soledade não tem previsão para pagamento dos funcionários
Direção alega que os motivos são os atrasos nos repasses do governo estadual e dos convênios com as prefeituras
Próximo a vencer o pagamento do salário de janeiro, a direção do Hospital de Caridade Frei Clemente (HCFC) não tem previsão para quitar os vencimentos em atraso. A notícia foi dada durante reunião realizada na terça-feira, 29/1, com representantes da Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS e do SindiSaúde.
O total da folha de pagamento é de R$ 380 mil, segundo informações dos gestores da casa de saúde. Eles relatam que desde outubro de 2018 o governo estadual não faz o repasse de recursos, sendo que igualmente há atrasos no convênio com as prefeituras, situação esta que impede a regularização dos salários.
Milton Kempfer, presidente da Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS, entende que o pagamento dos funcionários deve ser priorizado. “Muitos deles estão passando por muitas dificuldades. É preciso conseguir uma agenda com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, buscar apoio político com vereadores e deputados para solução deste impasse”, assinalou.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde, Maria Tedesco, salientou que não está descartada a possibilidade dos trabalhadores realizarem paralisações relâmpago caso a situação não for resolvida.
Também participaram da reunião, as diretoras do SindiSaúde, Terezinha Perissinotto, Maria Cristina Oliveira da Silva e Célia Helfenstein; o vice-presidente e tesoureira do hospital, Carlos Alberto Rocha e Maria Thelma Danassolo, respectivamente; o presidente do Grande Conselho, Douglas Dall Cortivo; e Letiane Gugel Dolci, que atua na administração do HCFC.
Fonte: Clic Soledade