Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018
Telefone: (54) 3383.3600
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
32°
22°
22°C
Espumoso/RS
Noite limpa
No ar: Bom Dia Alto Jacuí
Ao Vivo: Bom Dia Alto Jacuí
Economia

Pesquisa do Sebrae aponta que o RS tem quase dois milhões de empreendedores

Pesquisa do Sebrae aponta que o RS tem quase dois milhões de empreendedores
17.10.2017 14h20  /  Postado por: upside

 
Os gaúchos estão de olhos abertos para novas oportunidades no mercado e abrindo negócios para atender as necessidades dos consumidores. De acordo com a pesquisa do SEBRAE, a cada empreendimento iniciado por necessidade – como desemprego ou complemento de renda – no Estado, dois começam a partir de oportunidades identificadas pelos empresários.
Para chegar aos resultados da pesquisa GEM “Empreendedorismo no Rio Grande do Sul” foram entrevistados 2 mil indivíduos, entre 18 a 64 anos, e 23 especialistas. Como é a primeira edição, os dados são comparados aos resultados nacionais.  O Rio Grande do Sul tem 1,9 milhão de empreendedores entre 18 e 64 anos, atuando principalmente em serviços voltados para o consumidor final, representado por atividades como comércio varejista, serviços de alimentação e bebidas e cabeleireiros.
Enquanto no Brasil, os empreendedores correspondem a 36% da população de 18 a 64 anos, no Rio Grande do Sul esse percentual cai para 26% , compara. Ter o próprio negócio é o 4ª maior sonho do gaúcho (19,4%), de acordo com a GEM, superando Ter um diploma de ensino superior” (17,8%) e “Fazer carreira em uma empresa” (14,9%).
A análise mais aprofundada dos dados permite identificar outras características de quem decide começar um negócio no Estado. Mais da metade (53%) dos empreendedores iniciais no Rio Grande do Sul tem até 34 anos e, para a maioria (55%), o medo do fracasso não é impeditivo para iniciar um negócio.
A técnica da Gerência de Gestão Estratégica do Sebrae-RS, Andréia Nascimento, analisa estes números.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.