Colheita da soja avança na região da Cotrijal
A semana será de intensos trabalhos de colheita na área de ação da Cotrijal. Com a previsão de um período sem chuva para os próximos dias, a expectativa é que os produtores praticamente encerrem a colheita até o final de semana.
Até agora, cerca de 70 da área destinada para a soja na região está colhida. Saldanha Marinho, Almirante Tamandaré do Sul e Carazinho, são os municípios que estão mais avançados com os trabalhos de colheita.
Conforme o Departamento Técnico da Cotrijal, 90% das áreas estão prontas para a colheita na região. Em Esmeralda e Pinhal da Serra, onde se planta mais tarde, a colheita ainda deve demorar mais um pouco para encerrar. Nos dois municípios, os produtores da Cotrijal colheram cerca de 30% da área e, se o tempo colaborar, encerram os trabalhos até o final do mês.
A produção está superando a expectativa de muitos produtores. Lair José Müller, associado de Saldanha Marinho, cultivou 530 hectares com soja nesta safra e está satisfeito com os primeiros resultados. Nas primeiras áreas, registrou 70 sacas/hectare de produtividade. “Com a ajuda da Cotrijal, trabalhamos durante a safra para que essa seja a média geral”, explica.