Mãe e dois filhos morrem afogados em lago junto ao Palácio das Hortênsias em Canela
Uma pescaria seguida de banho em local proibido vitimou mãe e dois filhos na tarde desta quinta-feira, em Canela. Márcia Ferreira Shumann, 33 anos, Alex Shumann Iung, 15, e Alex Sandro Shumann Iung, 13, morreram afogados em um lago próximo ao Palácio das Hortênsias, residência de inverno do governador do Estado.
O lago faz divisa entre a propriedade oficial e o Parque do Palácio, administrado pela prefeitura de Canela e atualmente fechado para visitas. A área em que a família entrou para pescar é pelo lado de responsabilidade do município, cuja zeladoria é feita pela guarda municipal. A família teria acessado o local através de um buraco na tela que delimita o terreno. Não haveria placa indicando a proibição de banho no local.
— É um local proibido para o banho, mas que às vezes as pessoas invadem por essa cerca. Quando a gente vê, vai lá e pede para saírem. Mas hoje estávamos fazendo uma manutenção do terreno longe dali e não ouvimos nada _afirma o sargento Antônio, da Brigada Militar, que atua na propriedade do governador (distante cerca de 500 metros do local da tragédia).
Os corpos foram encontrados a cinco metros da margem do lago. De acordo com o bombeiro Bruno, que participou da tentativa de resgate, a profundidade naquele ponto é de aproximadamente 2,5 metros. Não há informação se mãe e filhos entraram juntos na água ou se alguém começou a se afogar primeiro.
— É um lago raso na beirada, cerca de 50 centímetros. Mas logo adiante há um buraco e a família não deve ter percebido — relata Bruno.
Moradora da Vila Dante, a família estava acompanhada por outro menino, que não entrou na água. Este saiu para pedir socorro em uma rua que passa ao lado do parque. Um carro que passava pelo local parou e chamou o resgate por volta das 16h, mas as vítimas morreram no local. Soldados do Corpo de Bombeiros retiraram os corpos.
Fonte: Diário Gaúcho