No final deste mês serão eleitos diretores da rede estadual de ensino
No final do mês de Novembro de 2015 serão realizadas as eleições para a escolha dos diretores das escolas da Rede Estadual de Ensino. E algumas duvidas cercam o momento. A matéria modifica os processos de eleição de diretores dos colégios e altera as funções dos conselhos escolares.
De acordo com o projeto, de autoria da deputada Regina Becker (PDT), a eleição passaria a ser de forma uninominal, ou seja, apenas o candidato à diretor da escola pode concorrer ao processo. Após ser eleito pela comunidade escolar, o diretor faria a indicação da equipe diretiva (os vice-diretores) e teria direito a um mandato de três anos. Hoje, o processo eleitoral é definido pela formação de chapas, onde diretores e vice-diretores concorrem de forma separada. A professora e diretora da Escola Estadual de Ensino Médio José Clemente Pereira Mara Cristina Carlet, fala sobre a eleição na escola, afirmando que os esprofessores entraram em um acordo, formando apenas uma chapa.
Na Escola Estadual de Ensino Médio Instituto Dr. Ruy Piégas da Silveira, Patrícia Guarda professora e presidente da Comissão Eleitotal, explica o lançamento do edital, bem como as inscrições que deveriam ser feitas até o dia 3 de Novembro, tendo apenas um candidato a diretor o professor e ex diretor Gilnei Rosa.