Criança de oito anos morre vítima de meningite pneumocócica em Passo Fundo
Ela estava internada há apenas um dia no Hospital São Vicente de Paulo, no município
Uma menina de 8 anos morreu na tarde de ontem vítima de meningite no em Passo Fundo, região Norte do estado. Ela foi identificada como Vitória Aparecida da Silva e estava internada desde sexta-feira no Hospital São Vicente de Paulo, também no município.
O secretário da saúde de Passo Fundo, Luiz Arthur Rosa Filho, recebeu a análise do hospital confirmando a presença de pneumococo no sangue da menina, o que, segundo ele, configura uma meningite com menor potencial de transmição do que a meningocócia, como aconteceu na cidade de Cachoeirinha. O secretário destaca, porem, as amostras serão encaminhadas nesta segunda ao Laboratório Central do Estado (Lacen), que deve emitir o resultado oficial em até três dias.
Amanhã, as escolas públicas de Passo Fundo entram em férias seguindo o calendário escolar. A Secretaria da Saúde e a Vigilância em Saúde do Município irão amanhã na escola para recolher dados de Vitória e de outros alunos. \\\”Faremos isso para que tenhamos no cadastro os dados em caso de ser meningite meningocócica. Vamos monitorar toda esta semana. Os familiares também serão observados\\\”, confirma. A criança morava no bairro São Cristóvão.
A Secretaria Estadual da Saúde em seu último boletim epidemiológico, com data do dia 10 de julho, confirma 10 mortes por meningite bacteriana transmissíveis no Rio Grande do Sul, neste ano. O último óbito confirmado é de uma mulher de 48 anos, que morreu vítima da doença em junho, em Novo Hamburgo. Em todo o ano passado três pessoas morreram pela doença no Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira (17), um bebê morreu no Hospital São Lucas da PUC vítima da doença. No entanto, conforme a vigilância em saúde de Porto Alegre, esse tipo de meningite não é transmissível e costuma atingir recém-nascidos. A doença não traz risco nenhum a família e a comunidade.