Emater completa 60 anos e homenageia Pedro Simon
O aniversário de 60 anos da Emater/RS-Ascar foi celebrado nesta terça-feira (2), com um Café Solidário nos 494 municípios gaúchos em que a Instituição está presente. Em Porto Alegre, no escritório central da Emater/RS-Ascar, a comemoração pelas seis décadas de atuação do serviço oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) foi marcada pela presença de diversas autoridades e homenagens àqueles que marcaram a história da Instituição, como o ex-governador do Rio Grande do Sul, Pedro Simon. Estiveram presentes deputados estaduais, ex-presidentes da Emater/RS, representantes de entidades parceiras, além da direção da Emater/RS e extensionistas rurais. Representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, esteve o deputado estadual Tiago
O secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, ressaltou a capacidade de a Emater/RS-Ascar melhorar a vida das famílias rurais.
A solenidade em comemoração aos 60 anos da Emater/RS-Ascar contou ainda com a exibição de um vídeo sobre a história da Instituição, mostra de fotos retratando a atuação extensionista e apresentação do músico tradicionalista Luiz Carlos Borges, que interpretou os hinos Riograndense e Nacional, além da canção Lições da Terra, tema do programa Rio Grande Rural, produzido pela Gerência de Comunicação da Emater/RS-Ascar.
Homenagem ao ex-governador Pedro Simon
Responsável pela manutenção do serviço prestado pela Emater/RS-Ascar no Rio Grande do Sul, quando da extinção da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater) – entidade que era responsável pelo repasse de 45% dos recursos que compunham o orçamento da Instituição – pelo governo federal em 1990, o então governador Pedro Simon recebeu uma placa das mãos do presidente Clair Kuhn. O repórter Eduardo Leães, da Rádio Agert convesou com Pedro Simon.
Ouça no player acima.