Candidatos ao governo estadual apresentam propostas de gestão na OAB-RS
A seção gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil, em sua sede em Porto Alegre, promoveu encontro com candidatos ao governo estadual na tarde desta terça-feira, 26 de agosto. O evento “OAB quer saber!” num formato de sabatina permitia a cada candidato, separadamente, o tempo de 20 minutos para expor seus planos para saúde, educação, precatórios e eleições limpas na internet. Ao final de sua exposição cada candidato foi convidado a assinar um pacto por uma campanha limpa nas redes sociais. Componente da mesa diretora do evento, o vice-presidente da OAB Nacional Claudio Pacheco Lamachia, resume a proposta do encontro.
Marcelo Bertoluci, presidente da seção gaúcha da OAB, comenta a reedição da campanha promovida pela entidade que se chama “Voto não tem preço, voto tem consequência”. Neste ano, a campanha conta com a parceria da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cuja proposta é orientar o eleitor para a importância do voto livre de qualquer contra partida de cunho pessoal.
A OAB gaúcha lidera um pacto entre os candidatos ao governo estadual por uma campanha de lisura ética no ambiente digital. Os candidatos que compareceram ao encontro promovido pela entidade assinaram um termo de compromisso em utilizar o universo digital para promover propostas claras e evitar comentários destrutivos dos adversários. O presidente Marcelo Bertoluci explica o pacto.
Compareceram ao encontro com a OAB-RS os postulantes ao governo do estado Ana Amélia Lemos (PP), Vieira da Cunha (PDT), Humberto Carvalho (PCB), Tarso Genro (PT), Edison Estivalete Bilhalva (PRTB) e João Carlos Rodrigues (PMN). José Ivo Sartori (PMDB) e Roberto Robaina (Psol) não compareceram ao evento.