Convenção do PT homologa as candidaturas de Tarso, Olívio e as nominatas proporcionais
O Partido dos Trabalhadores (PT) do Rio Grande do Sul realizou sua convenção estadual na manhã deste sábado, 28 de junho, na sede do diretório municipal de Porto Alegre. O ato contou com a presença de representantes dos partidos PTB, PCdoB, PROS, PTC, PPL e PR que juntos com o próprio PT, formam a coligação Unidade Popular pelo Rio Grande. A chapa majoritária, eleita por aclamação, é composta pelo governador Tarso Genro (PT), tentando o inédito segundo mandato consecutivo, na história da política gaúcha, acompanhado de Abigail Pereira (PCdoB), como vice-governadora, opção de muita negociação após desistência da vaga que originalmente pertencia ao PTB. Finalizando a cabeça de chapa, o ex-governador Olívio Dutra (PT) como candidato ao senado. Em seu discurso Olívio destacou a importância das pessoas nas ações da política na construção de um bem comum.
A participação do público feminino na política nacional ainda está abaixo do que está previsto na lei 12.034/2009 que obriga os partidos políticos a preencherem, e não somente reservarem, 30% de suas vagas com candidatas. Foi neste contexto de maior participação da mulher na vida pública que Abigail Pereira (PCdoB), candidata a vice-governadora, discursou na convenção do PT.
Em seu discurso, o governador Tarso Genro (PT), candidato à reeleição, lembrou das ações que ocasionaram na transformação do estado. Ele listou crescimento econômico, protagonismo político gaúcho, por causa do alinhamento com o governo federal, e os investimentos no estado por conta daqueles que acreditam num Rio Grande melhor.
No anúncio das nominatas candidatas às eleições proporcionais, o PT gaúcho prestou homenagem ao deputado estadual e ex-prefeito de Porto Alegre Raul Pont que não irá concorrer a nenhum cargo eletivo no pleito deste ano. O veterano político atribuiu sua ausência nas urnas em razão da chance a ser dada para a juventude política.
Ouça no player cima.