Selbach poderá realizar castração química em animais de rua
Na última semana, em parceria entre as Prefeituras e Secretarias de Saúde dos municípios de Selbach, Tapera e Espumoso, foi promovido um encontro entre a Médica Veterinária e professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Betânia Moraes David, gestores municipais de saúde e médicos veterinários da região. O objetivo da reunião, que aconteceu na Câmara de Vereadores de Selbach, foi discutir o controle de animais em situação de rua.
A ideia é promover a esterilização de animais através da castração química, mantendo um controle de natalidade. Além disto, a iniciativa visa despertar o senso de responsabilidade dos donos destes gatos e cachorros, que circulam soltos pelas ruas, sem que seja possível um monitoramento na demanda de reprodução dos mesmos.
O projeto ainda está sendo elaborado e deve passar pela aprovação do Conselho Municipal de Saúde de cada cidade participante. Assim que for aprovado e desde que haja interesse , as prefeituras serão responsáveis por cadastrar primeiramente animais pertencentes à pessoas de baixa renda. A médica veterinária em entrevista Betânia Moraes David explica como será feito o procedimento de castração dos animais.