Tortelli defende unificação do movimento pela Ferrovia Norte-Sul
Representantes da Frente Parlamentar em Defesa das Ferrovias se reuniram com o governador Tarso Genro, na tarde de terça-feira (28), no Palácio Piratini, para tratar da Ferrovia Norte-Sul. O deputado Tortelli, que é membro da Frente, defendeu a criação de um grupo de trabalho forte e unificado, com representação do parlamento, governo do Estado, entidades representativas empresariais, da sociedade civil e das regiões mobilizadas visando à garantia da construção da ferrovia.
Para Tortelli, a reunião foi uma demonstração de maturidade política do parlamento e do executivo gaúcho. “Precisamos somar forças para garantir o obra. Depois disso vamos definir qual o traçado mais adequado para a ferrovia”, alertou. A reivindicação é para garantir a construção da extensão da ferrovia, no lote que envolve o trecho entre Panorama, em São Paulo, e o Porto de Rio Grande. O trecho abrange uma extensão de 1.620 Km. O objetivo é consolidar uma pauta com sugestões do Executivo e do Legislativo para a construção de traçados que atendam às necessidades de desenvolvimento do Estado, permitam o escoamento da produção e a ligação com países do Mercosul.
Acompanhado de secretários de Estado, o governador afirmou que os representantes do Legislativo e do Executivo devem se reunir, nas próximas semanas, para definir os principais pontos da pauta e elaborar um documento a ser entregue ao ministro dos Transportes, César Augusto Borges. No dia 28 de junho, o ministro deve desembarcar no Estado.
Estudo de Viabilidade Técnica
Na manhã desta quarta-feira (29), o deputado Tortelli recebeu em seu gabinete em Porto Alegre a coordenadora operacional do Consórcio STE/Prosul, Zélia Azevedo, responsável pelo EVTEA – Estudo Viabilidade Técnica Economica Ambiental da Ferrovia Norte Sul. A coordenadora anunciou que o estudo deve ser entregue à Valec até abril de 2014. A empresa realizará todo o levantamento do trecho Chapecó/Rio Grande. Estão sendo feitas pesquisas topográficas, ambientais, imagens de satélite e levantamentos econômico e social da ferrovia. A empresa está identificando os locais de melhor acesso, com curvas mais suaves e locais adequados para a construções de túneis diminuindo aclives e declives dos terrenos.
Zélia afirma que o Consórcio vai apresentar várias propostas de traçados e a VALEC (responsável pela obra) vai definir junto ao Governo Federal o traçado mais adequado. A ideia é fazer da Ferrovia Norte-Sul uma conexão inter-modal com a malha viária, ferroviária e hidroviária. O deputado Tortelli colocou-se à disposição para articular contatos com entidades, associações e universidades que possam ajudar no levantamento de dados para o estudo de viabilidade.