Coronel Rodrigo Mohr Picon é o novo comandante-geral da Brigada Militar, anuncia governo do RS
O governo do Rio Grande do Sul anunciou nesta segunda-feira (4) o coronel Rodrigo Mohr Picon como novo comandante-geral da Brigada Militar. Ele substitui Mário Yukio Ikeda no cargo, que assumiu no governo anterior, em 2017, e vai para reserva, após mais de 34 anos no serviço.
Mohr deixará a chefia do Comando de Policiamento da Capital (CPC), cujo substituto será definido e anunciado nos próximos dias, conforme a Secretaria de Segurança Pública.
Em Porto Alegre, Mohr já chefiou o 9º e o 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), e foi subcomandante do 1º BPM.
“Sou filho de uma servidora civil da Brigada Militar. Ingressei no antigo segundo grau da BM, hoje Colégio Tiradentes. É uma grande honra, vindo de uma família humilde, chegar ao posto máximo de uma instituição tão importante. Já sinto muito orgulho em assumir o comando neste momento de redução dos índices e um trabalho de modernização, de foco estratégico para resolver os problemas”, afirmou Mohr.
Ikeda integra os quadros da BM desde 1985, e antes de comandar a corporação, ele foi subcomandante, também passou pelo CPC, foi gerente de Operações do Centro Integrado de Comando e Controle Regional do RS durante a Copa do Mundo de 2014, entre outros. O pedido para ir para reserva partiu dele, e foi protocolado na última sexta-feira (1º).
Mohr Picon e Ikeda foram recebidos no Palácio Piratini pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e pelo vice e secretário de Segurança Pública (PTB), Ranolfo Vieira Júnior. Leite agradeceu o empenho do coronel Ikeda por suas décadas dedicadas ao policiamento.
Ranolfo salientou que a escolha de Mohr como substituto foi técnica, assim como foi a opção por manter Ikeda desde o governo anterior.
“É um profissional extremamente preparado para dar continuidade à redução constante dos indicadores de criminalidade, com viés operacional, assegurando a melhoria da sensação de segurança para a população”, afirmou Ranolfo.
A data de posse do novo comandante deve ser anunciada nos próximos dias, diz a Secretaria de Segurança Pública.
Fonte: G1 RS
Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini