Atenção para a segunda etapa de vacinação contra aftosa
Começa no dia 1º de novembro em todo o Rio Grande do Sul, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa. Ao longo do mês de novembro, bovinos e búfalos com até 24 meses de idade devem receber a dose de imunização. Ao todo, devem ser vacinados mais de cinco milhões de animais.
Muitos animais estarão recebendo a primeira dose da vacina e outros, o reforço, que é essencial para garantir a imunidade do rebanho jovem. Portanto, é de fundamental importância a realização do procedimento pelos produtores.
Conforme a coordenadora do programa de Combate à Febre Aftosa no RS, Lucila Carboneiro dos Santos, a expectativa é de obter mais de 98% de imunização. O presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS, Rogério Kerber aposta na conscientização dos setor produtivo, dentro do conceito de responsabilidade compartilhada. “Contamos com o envolvimento dos produtores neste momento em que o Rio Grande do Sul busca o avanço de status sanitário”, afirma.
Os produtores que tiverem dúvidas sobre o procedimento podem procurar as unidades locais de defesa agropecuária nos seus municípios para receber orientações. O Coordenador do Programa de Combate à Aftosa do RS, Fernando Groff, falou com a repórter Luzia Camargo:
Foto: Correio do Povo