Sexta-feira, 01 de Novembro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
27°
17°
24°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Show da Manhã
Ao Vivo: Show da Manhã
Notícias

Escavações são realizadas em Ibirubá para investigar existência de suposto túnel usado por nazistas

Escavações são realizadas em Ibirubá para investigar existência de suposto túnel usado por nazistas
01.10.2019 13h19  /  Postado por: adrianolima

Escavações estão sendo realizadas na manhã desta terça-feira (1º) no Centro de Ibirubá, a quase 300 quilômetros de Porto Alegre, para investigar a existência de um suposto túnel usado por nazistas na cidade. Participam da ação equipes da prefeitura, uma empresa privada que voluntariamente está ajudando com equipamentos, bombeiros e Brigada Militar.

Até o fim da manhã, as equipes acharam uma tubulação antiga de concreto e uma parede. Bombeiros estão entrando, com oxigênio, para fotografar e fazer um levantamento.

O grupo está investigando uma suspeita histórica: a de que, na região, haveria um túnel supostamente utilizado como rota de fuga por nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Se a existência do túnel for confirmada, o prefeito da cidade, Abel Grave (PRB), disse que tem intenção de contatar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e outros órgãos de apoio ao patrimônio público para idealizar um espaço turístico no túnel.

“Para recuperar essa história, que de repente em algum momento ficou obscura, mas é a história do nosso município que será desvendada”, afirma Abel.

Conforme pesquisas, reportagens antigas e a crença popular de moradores, o suposto túnel está na região central da cidade, com ramais que totalizariam cerca de dois quilômetros de extensão.

Teria sido construído por moradores descendentes de imigrantes alemães. Serviria para contrabando e para passagem de colaboradores de Adolf Hitler na América Latina.

Fonte:G1

Foto: Franciele Alonso/RBS TV

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO