Vou até as últimas consequências a favor do agronegócio, diz Ministra da Agricultura na abertura da Expointer
Chegou o dia de cabanheiros e criadores exibirem os melhores animais da 42ª Expointer. Ao som da Fanfarra do Exército, dos cantores tradicionalistas Érlon Péricles, Joca Martins e da dupla César Oliveira e Rogério Melo, o tradicional desfile dos campeões ocorreu na pista central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na manhã desta sexta-feira (30/8).
A cerimônia, que contou com a presença do governador Eduardo Leite, da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, e de outras autoridades e representantes de entidades promotoras, marcou a abertura oficial da feira – que começou no dia 24 de agosto e se encerra neste domingo (1/9).
O maior apoio que nós do governo precisamos dar ao agronegócio é oferecer espaço para quem empreende. Para que possam ganhar mercado, precisamos reduzir os seus custos. Estamos fortemente comprometidos com a pauta de redução da burocracia, dos custos tributário e logístico, com compromisso com o meio ambiente, destaca o governador, Eduardo Leite.
Em discurso, a ministra da agricultura, Tereza Cristina disse para os produtores não desistirem. Afirmou que irá até às últimas consequências a favor do agronegócio, disse ter respaldo do presidente Jair Bolsonaro e convocou que na semana da pátria os produtores coloquem uma bandeira do Brasil em suas propriedades.
Cerca de 130 animais, de diferentes raças de ovinos, bovinos de corte e de leite, zebuínos, equinos e aves, desfilaram pela pista central com suas rosetas e faixas de campeões. Todos passaram pelos julgamentos que começaram meses antes da feira, em etapas classificatórias que determinaram o melhor da genética de cada espécie.
O presidente do Sistema Ocergs Sescoop, Vergílio Périus, elogiou a grandeza da feira.
Na opinião do presidente da Fecoagro, Paulo Pires, a expointer também mostra a grandeza do Cooperativismo
O Senador Lasier Martins, do Podemos, falou de política.
A ex-senadora e secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do RS, Ana Amélia Lemos, destacou que a Expointer é fundamental para mostrar o agronegócio.
Os dados mais recentes da feira indicam que houve mais de R$ 2,9 milhões em vendas no Pavilhão da Agricultura Familiar e cerca de 300 mil visitantes.
A solenidade contemplou também a outorga da medalha Assis Brasil – condecoração instituída por decreto em 1973, que homenageia um dos mestres do ruralismo brasileiro e reconhece, todos os anos, profissionais que tenham se distinguido por serviços prestados aos setores da agricultura e da pecuária. Nesta edição da Expointer, receberam a medalha a jornalista Lizemara Prates, o economista Antônio da Luz e a engenheira Agrônoma Anna Luiza Sampaio Quinto de Cameli