9° Grito de Alerta contou com mais de 12 mil agricultores em Santa Cruz do Sul
Com mais de 12 mil agricultores familiares na cidade de Santa Cruz do Sul, a FETAG-RS e os 319 Sindicatos de Trabalhadores Rurais mobilizaram a classe para reivindicar a valorização da agricultura familiar, a garantia de direitos, criação e manutenção de políticas públicas, contra a perda de direitos na reforma da previdência e a favor da auditoria da dívida pública, através do 9° Grito de Alerta, o evento ocorreu no último dia 15 de maio.
Caminhada, discursos e mobilização marcaram o movimento pacífico. Em reunião com o Banco do Brasil, a primeira notícia positiva da força do Grito de Alerta foi recebida. O gerente, anunciou que será disponibilizado 50 milhões para acesso dos agricultores ao PRONAF Mais Alimento.
Outra reivindicação, foi a Reforma da Previdência, a qual será analisada por parte da comissão, propondo que o BPC – Benefício de Prestação Continuada, a Desconstitucionalização e a Capitalização ficarão fora da reforma.
Tendo participado da mobilização, o presidente do STR – Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de Alto Alegre, Alex Morgan, fala a respeito do 9° Grito de Alerta.
O presidente do STR, comenta sobre a questão da normativa 76 e 77 que será vigorada a partir do dia 26 de maio, a respeito do leite cru fornecido pelas propriedades rurais, o qual seguirá um padrão, caso a coleta na propriedade não encaixar-se na nova medida, será interrompido o recolhimento de leite dentro de um trimestre.
Ouça a entrevista completa no player abaixo:
Edição: Luana Paixão
Fonte: Fetag-RS