Governador Eduardo Leite recebido na Casa do Cooperativismo na Expodireto
As cooperativas gaúchas recepcionaram na tarde dessa segunda-feira (11/03), no Mundo Cooperativo Gaúcho, espaço do Sistema Ocergs-Sescoop/RS na Expodireto Cotrijal, o governador Eduardo Leite e cinco secretários de Estado: Otomar Vivian, Chefe da Casa Civil; Covatti Filho, Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; Juvir Costella, Secretário de Logística e Transportes; Artur Lemos, Secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura e a Secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais Ana Amélia Lemos.
Como pauta do encontro, os cooperativistas fizeram ao governo o pedido da criação de uma subsecretaria do Cooperativismo na estrutura do Estado e um projeto de incentivo fiscal à execução de serviços privados de assistência técnica e extensão rural executados pelas cooperativas gaúchas.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, ressaltou a importância da Expodireto e o trabalho na agricultura de precisão iniciado pela Cotrijal, além da importância econômica e social das cooperativas no RS, com destaque para o crescimento médio de 44% no faturamento nos últimos quatro anos, em cooperativas de diferentes ramos de atividades.
Ao reforçar as duas pautas do setor, Perius lembrou que o valor do investimento das cooperativas em assistência técnica e extensão rural por ano chega a uma cifra de R$ 110 milhões de reais. Para a criação da subsecretaria, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS lembrou da diversidade de ações das cooperativas em seus diferentes ramos de atividades econômicas.
O governador Eduardo Leite saudou os membros do cooperativismo gaúcho e seu importante papel na economia do Rio Grande do Sul. Sobre as pautas apresentadas pelo setor cooperativista, disse que a questão da subsecretaria será tratada na esfera governamental.
“Sobre as demandas apresentadas, essa condição de uma subsecretaria merece ser estudada pela relevância do tema. Peço aos secretários presentes que estudem a reformatação. Eu asseguro a condução do Covatti Filho para fortalecer as políticas pública da agricultura familiar e do cooperativismo. Já o projeto de assistência técnica merece atenção pela credibilidade que tem a Ocergs, fixando o homem e a mulher no campo e melhorando a nossa condição. Ao final teremos frutos que serão colhidos por todo nosso Estado”, disse Eduardo Leite.
Ouça a entrevista completa no player abaixo: