Quarta-feira, 23 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
30°
20°
22°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Giro da Notícia
Ao Vivo: Giro da Notícia
Especiais

Vacinação contra a febre aftosa atinge mais 98% do rebanho gaúcho na 1ª etapa da campanha deste ano

15.07.2014 15h03  /  Postado por: upside

A 1ª etapa deste ano da vacinação contra a febre aftosa realizada em maio atingiu 98,32% do rebanho gaúcho. O levantamento foi divulgado nesta semana pela Secretaria da Agricultura. Foram imunizados 13,6 milhões de animais. Dados do Departamento de Defesa Agropecuária apontam índice maior do que os registrados em anos anteriores. A fiscalização da vacina chegou em 15,3 mil estabelecimentos.
O governo gaúcho investiu nesta etapa R$ 7,3 milhões em 4,3 milhões de doses de vacina destinadas gratuitamente a produtores rurais enquadrados nos critérios do Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (Pronaf) e no Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar (Pecfam), que representam 77% da categoria.
Os produtores que não comprovaram ou não vacinaram seus rebanhos nos prazos estabelecidos pelo Estado devem procurar a Inspetoria de Defesa Agropecuária onde possuem cadastro. Até a regularização, suas propriedades estarão bloqueadas para a entrada e saída de animais. A imunização é obrigatória há mais de dez anos no RS e faz parte de um conjunto de ações para manter o Estado como zona livre de aftosa.
O coordenador pela Secretaria da Agricultura do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, Fernando Groff, alerta que apesar da boa cobertura vacinal, sempre existe o risco da reintrodução do vírus. A próxima etapa de vacinação ocorre em novembro e é direcionada aos bovídeos com até 24 meses de idade.
 
Assessoria SEAPA. Ouça no player acima.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO