Bolsonaro determina retorno da taxa antidumping do leite em pó
O presidente Jair Bolsonaro teria determinado ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que tome providências para proteger a cadeia produtiva de leite, impedindo importações de leite em pó de mercados que subsidiam seus produtores, como a União Europeia (UE) e a Nova Zelândia.
A coluna Radar, da revista Veja, informa nesta segunda-feira (11) que Bolsonaro ordenou a Guedes que seja suspensa o cancelamento da taxa antidumping de importação de leite em pó da UE e da Nova Zelândia. Se não for possível rever a decisão, o governo deve elevar a tarifa de importação, a fim de compensar as perdas para o setor.
O fim da taxa antidumping provocou um forte descontentamento na cadeia produtiva de leite. Em sua grande maioria, os produtores do setor apoiaram a campanha de Bolsonaro à Presidência da República. Nos últimos dias, o presidente e seus assessores começaram a receber queixas dos pecuaristas por causa da decisão do Ministério da Economia.
Diante disso, de acordo com a coluna Radar, Bolsonaro resolveu determinar a Paulo Guedes o retorno da taxa antidumping ou a elevação do imposto de importação do leite em pó.
Fonte: Agro Em Dia