Prefeitos empreendedores do RS são premiados pelo SEBRAE
A oitava edição do Prêmio Prefeito Empreendedor promovido pelo Sebrae-RS ocorreu nesta quinta-feira, 17 de abril no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. O prêmio é um reconhecimento aos gestores municipais gaúchos que por meio de projetos locais possibilitem o estímulo e o desenvolvimento dos pequenos negócios em suas cidades. O evento reuniu cerca de 200 convidados entre lideranças políticas, empresariais e entidades de classe. Ao todo, foram inscritos 70 projetos de várias prefeituras do estado. A comissão julgadora selecionou 30 projetos para a final, cujo campeão de cada categoria, representará o estado gaúcho na premiação nacional que acontecerá em junho, em Brasília. O presidente do Sebrae-RS, Vitor Augusto Koch, fala da importância do evento e da grande necessidade de se apoiar o empreendedor individual.
A cidade de Soledade teve seu projeto selecionado entre as finalistas. De acordo com o prefeito Paulo Cattaneo, o projeto que visa incentivar e facilitar a abertura de empresas na cidade das pedras preciosas, é um trabalho desenvolvido pela secretaria municipal da indústria e comércio.
A parceria entre o poder público, iniciativa privada e o trabalhador, resultou no projeto que permitiu que a cidade de Tio Hugo fosse escolhida entre as finalistas na oitava edição da premiação do Sebrae-RS. Falamos com o prefeito Verno Aldair Muller que explicou a iniciativa de desenvolver e buscar investimentos para a cidade.
O prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Sebrae-RS ocorre a cada 2 anos. Nesta 8ª edição, o prêmio principal de melhor projeto foi para a cidade de Gramado, na serra gaúcha, cuja ação foi viabilizar a participação de empreendedores individuais, tirados da informalidade, na prestação de serviços e disponibilidade de produtos no evento Natal Luz que ocorre todo ano na cidade. Todos os 30 projetos selecionados para a final gaúcha receberam certificado de Prefeitura Empreendedora, incluindo um selo para ser utilizado em materiais de divulgação.
Vencedores das Categorias Temáticas
Categoria Lei Geral Implementada – São Lourenço do Sul
São Lourenço do Sul obteve a formalização de novas empresas e a inserção de pequenos empreendimentos nas compras governamentais do município. Também aumentou o índice de empreendedores locais com acesso ao programa Microcrédito Produtivo.
Categoria Compras Governamentais – Lajeado
O projeto do município fomentou a participação de pequenas empresas em licitações municipais, desmistificando o processo licitatório e proporcionando que pequenos negócios vendam seus produtos para a prefeitura. Ainda aproximou a relação comercial entre a administração pública e os pequenos negócios locais.
Categoria Desburocratização – Canoas
Através da gestão desburocratizada Canoas racionalizou os processos na prefeitura e inovou a atuação do gestor municipal ao se aproximar continuamente da população. O município procura realizar uma gestão que torne mais fácil a vida dos empresários locais. Hoje, num prazo máximo de três dias, a prefeitura emite o alvará de localização.
Categoria Pequenos Negócios no Campo – Travesseiro
Com o projeto, Travesseiro pesquisou, buscou e implantou técnicas modernas que resultaram no aumento da produtividade e redução de custos, aliados à conservação do solo e redução de ações no manejo. O município construiu um sistema de produção sustentável através da difusão de tecnologias para suas propriedades rurais.
Categoria Novos Projetos – Rosário do Sul
O Poder Público de Rosário do Sul desenhou um plano de ação para cada etapa do planejamento da administração municipal. Elas consistem em práticas executadas por cada setor da administração e acompanhadas por um grupo gestor que promove a interação das ações propostas com as políticas de desenvolvimento do município.
Reportagem de Edson de Souza para a Rede Gaúcha de Rádios do Interior