Caminhoneiros começam paralisação em Espumoso
Teve início na manhã dessa terça-feira (22/05), a mobilização de caminhoneiros na ERS 332, perímetro urbano de Espumoso saída pra Soledade.
Os bloqueios ocorrem também em Soledade, Tio Hugo, Fontoura Xavier e Carazinho. Todos na 386, essa foi uma decisão tomada por 20 organizações de caminhoneiros, em reunião ontem em Ijuí, através de convocação em redes sociais. Segundo a organização do movimento, a ideia é deixar passar somente ambulâncias.
O manifesto acontece em virtude da alta no preço da gasolina, a categoria pede redução da carga tributária sobre o diesel e reivindica isenção da alíquota de PIS/Pasep e Cofins e a isenção da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico). Os impostos representam quase a metade do valor do diesel na refinaria. Segundo eles, a carga tributária menor daria fôlego ao setor, já que o diesel representa 42% do custo da atividade.
Na semana passada, foram cinco reajustes diários seguidos. A escalada dos preços acontece em meio à disparada dos valores internacionais do petróleo. A Petrobras diz que as revisões podem ou não refletir para o consumidor final – isso depende dos postos. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, do Gás Natural e dos Biocombustíveis (ANP), o preço médio do diesel nas bombas já acumula alta de 8% no ano. O valor está acima da inflação acumulada no ano, de 0,92%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O comandante da PRE Charles Elias, falou sobre a paralisação consciente entre toda a classe.
Ouça no player: