Terça-feira, 22 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
31°
19°
27°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Show da Manhã
Ao Vivo: Show da Manhã
Geral

Prefeitura de Passo Fundo pede novos equipamentos para ampliar operação do Aeroporto Lauro Kortz

Prefeitura de Passo Fundo pede novos equipamentos para ampliar operação do Aeroporto Lauro Kortz
17.05.2024 14h24  /  Postado por: Tânia Diehl

prefeitura de Passo Fundo solicitou três equipamentos novos e a ampliação do horário de funcionamento do Aeroporto Lauro Kortz ao Ministério de Portos e Aeroportos. O ofício com os pedidos, encaminhado ao governo federal na segunda-feira (13), afirma que os pedidos são “imprescindíveis e urgentes” para a segurança e eficácia das operações aeroportuárias no local.

O ofício, assinado pelo prefeito Pedro Almeida (PSD) e o deputado federal Luciano Azevedo (PSD), ex-prefeito da cidade, justifica o pedido pelo momento crítico enfrentado no Rio Grande do Sul em função das enchentes que, até essa quinta-feira (16), haviam deixado 151 mortos e milhares de danos em 92% das cidades gaúchas.

Por causa da cheia em Porto Alegre, o Aeroporto Salgado Filho precisou ser fechado e só tem previsão de reabertura para setembro. Em resposta, o Aeroporto de Passo Fundo recebeu 16 voos extras semanais até 30 de maio. O entendimento do poder público, contudo, é que a capacidade de operação do terminal poderia ser ainda maior. No ofício, a prefeitura coloca o terminal de Passo Fundo como alternativa para pousos e decolagens a fim de pavimentar o caminho do município como uma referência para o recebimento e envio de donativos às áreas afetadas.

Esse movimento, contudo, depende da melhoria, atualização e adequação de equipamentos essenciais no aeroporto de Passo Fundo, conforme orientação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), entidade do Comando da Aeronáutica, subordinada ao Ministério da Defesa. A melhoria inclui três equipamentos principais. São eles:

  • Sistema ILS: aproximação por precisão, é essencial para pousos em condições de baixa visibilidade
  • Sistema ALS: luzes coloridas e/ou piscantes que definem claramente a pista e zona de pouso
  • Equipamento RVR: permite a visão dos sinais da superfície e luzes delimitadoras na pista ao operador da torre de controle.

“Esses três equipamentos integrados elevam a segurança operacional e a capacidade dos pousos bem-sucedidos, aumentando a eficácia aeroportuária, e são essenciais para que o Aeroporto possa atender ao Estado neste momento”, argumenta o ofício.

Outra reivindicação do documento é a ampliação do horário de funcionamento do aeroporto até meia-noite. A medida vale para os voos comerciais, que hoje funcionam durante o dia. Segundo a Infraero, o aeroporto funciona 24h, o que significa que podem existir voos durante a noite e madrugada, mas não necessariamente comerciais.

Por causa da extensão do horário, a prefeitura de Passo Fundo solicitou a contratação emergencial de de operadores fixos para trabalhar em “horários mais amplos”, especialmente nos voos noturnos.

Questionado, o Ministério de Portos e Aeroportos informou que o documento foi recebido pela área técnica responsável às 16h24 de quinta (16). “Esclarecemos que ele será analisado com a brevidade que o caso requer e, assim que possível, daremos o retorno sobre o tema”, afirma o comunicado recebido por GZH Passo Fundo às 19h54min de quinta-feira.

  • GZH

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO