RS chega a 17 mortes por dengue em 2024; última vítima é idoso de Santa Rosa
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou mais uma morte por dengue no RS nesta segunda-feira (11). A vítima é um homem de 75 anos morador de Santa Rosa. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), ele tinha comorbidades associadas à doença e morreu em 4 de março.
Essa é a segunda morte por dengue registrada em 2024 em Santa Rosa, município com 76,9 mil habitantes do noroeste gaúcho. A primeira foi no início de fevereiro, quando uma mulher de 71 anos morreu em decorrência da doença causada pelo mosquito Aedes aegypti.
A cidade tem 1.579 casos confirmados de dengue, segundo dados atualizados pela SES nesta segunda-feira. Outros 744 estão em investigação. A grande maioria (1.577) são autóctones, o que significa que a contaminação aconteceu dentro do próprio município.
No RS, são 16.574 casos confirmados de dengue. Entre os sintomas da dengue estão febre alta (39ºC e 40ºC), dor atrás dos olhos, na cabeça e articulações, além de náusea, vômito, diarreia e manchas vermelhas pelo corpo. A orientação é que os pacientes evitem a automedicação e busquem os serviços de saúde.
— Reforçamos a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito — alertou a SES em nota.
* GZH