Aparelho que detecta Covid em tempo real é criado por cientistas americanos
Uma pesquisa publicada na revista Nature Communications na última segunda-feira, 10, apresenta um dispositivo experimental, criado por pesquisadores dos Estados Unidos, que conseguiu identificar a presença do coronavírus no ar com alta eficiência.
O aparelho foi desenvolvido por engenheiros químicos da Universidade de Washington e foi capaz de identificar o causador da Covid-19 com uma sensibilidade que variou entre 77% e 83%, ou seja, isso quer dizer que o dispositivo é capaz de detectar a presença do vírus em oito de cada dez casos, levando menos de cinco minutos para fazer a identificação.
Em um primeiro momento, o equipamento foi criado para identificar as proteínas do Alzheimer, e mais tarde alterado para ler a presença da proteína spike do vírus causador da Covid-19.
O funcionamento é basicamente a criação de um corredor de ar úmido que amplia a possibilidade de detecção de vírus enquanto as amostras são analisadas.
Depois do Alzheimer e da Covid, existem planos também medir influenza, da gripe, e outros patógenos. Em ambiente hospitalar, o monitor pode ser usado para medir estafilococos ou estreptococos, que causam vários tipos de complicações para os pacientes.
A equipe está de criação quer aperfeiçoar o dispositivo para comercializá-lo como monitor de qualidade do ar.
msc/jornalismo