Confirmado primeiro caso de dengue autóctone em Espumoso
Espumoso recebeu hoje a notícia de que foi registrado o primeiro caso de dengue autóctone na cidade.
Isto significa que a pessoa, uma senhora, foi contaminada aqui mesmo na cidade. Ela reside na rua Pedro Bambini, Bairro Santa Júlia.
As equipes de Agentes de Endemia e Agentes de Saúde imediatamente iniciaram uma varredura no raio de 150 m próximos à residência desta pessoa. E encontraram muito lixo, piscinas cheias de limo e pneus e potes plásticos com água e com larvas. Foram colhidas algumas larvas para a realização de exame a fim de verificar se as mesmas estão contaminadas com o vírus da dengue.
A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos que nos últimos anos se espalhou rapidamente por todas as regiões da Organização Mundial da Saúde (OMS). O vírus da dengue é transmitido por mosquitos fêmea, principalmente da espécie Aedes aegypti e, em menor proporção, da espécie Aedes albopictus. Esses mosquitos também transmitem chikungunya e zika.
A partir de agora, a atenção deve ser redobrada para evitar a proliferação de mosquitos contaminados, para que a dengue não se torne uma doença comum em Espumoso.