Osteoporose: doença silenciosa que não tem cura
Nossos ossos são tecidos vivos que dão estrutura ao nosso corpo, nos permitem mover e proteger nossos órgãos. A osteoporose é uma condição em que os ossos se tornam finos e perdem sua força. Isso pode levar a fraturas, que causam dor e tornam as atividades diárias extremamente difíceis.
Estima-se que mais de 200 milhões de mulheres tenham osteoporose. Isso é mais do que as populações combinadas da Alemanha, do Reino Unido e da França.
Em todo o mundo, uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens com mais de cinquenta anos experimentam uma fratura osteoporótica.
De fato, a cada três segundos um osso se romperá, em algum lugar do mundo, por causa dessa doença. Isso tem um enorme impacto humano e socioeconômico.
Muitas pessoas não sabem que têm osteoporose até a primeira fratura, e por isso é chamada de “doença silenciosa”. Mesmo depois de um intervalo, muitas vezes não é tratada.
A boa notícia é que a osteoporose pode ser diagnosticada e tratada e as fraturas, muitas vezes, evitadas através de escolhas de estilo de vida saudável e medicação adequada para aqueles em necessidade.
O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Regional RS, Dr. Marcos Paulo de Souza, falou no programa Giro da Notícia sobre o tema. Confira: