Técnico da Unidade de Capão do Valo instala coletor de esporos da ferrugem da soja em propriedade
Nesta terça-feira, 15 de fevereiro, o técnico agrícola da Unidade de Capão do Valo, Uilian Leão instalou, na propriedade do associado Laércio Streck, o coletor de esporos de ferrugem da soja. Uilian explica que a ideia é levantar a possível presença de esporos da doença, a fim de monitorar e gerar dados para obter informações assertivas a fim de antecipar aplicações de fungicidas: “Tendo em vista que a ferrugem da soja só se desenvolve a partir do momento em o triângulo da doença – ambiente , patógenos e hospedeiro – ocorre, com esse monitoramento esperamos gerar informações que poderá auxiliar na tomada de decisão”, destacou.
O coletor foi idealizado na década de 1970, no Paraná. O equipamento é instalado em pontos estratégicos da propriedade e detecta a presença de esporos do fungo Phakopsora pachyrhizi, responsável pela doença. Feito de PVC, o coletor tem uma lâmina de microscopia com uma fita adesiva, que coleta os esporos – estruturas reprodutivas do fungo que circulam no ar. A cada duas semanas, as lâminas são analisadas.
A colocação do equipamento faz parte do trabalho da faculdade de Agronomia do técnico Uilian Leão, que atualmente cursa o 5º semestre na Universidade Unopar, de Cachoeira do Sul.