CPI desta segunda ouve o Coren/RS, o GHC e a gestores hospitalares do interior
31.05.2021 10h04 / Postado por: Luzia Camargo
Na próxima segunda-feira (31), a partir das 14h30, acontece a nona reunião da CPI dos Medicamentos e Insumos Covid-19. Na ordem do dia está a votação de dois requerimentos propostos pelo presidente da CPI, deputado Dr. Thiago Duarte (DEM), que solicitam visitas técnicas aos hospitais dos municípios de Tapes e Agudo.
Nos Assuntos Gerais estão previstas a 25ª, 26ª, 27ª, 28, 29ª e 30ª oitivas da CPI. Serão ouvidos o Enf. João Carlos da Silva, Coordenador do Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren/RS), Sr. Cláudio da Silva Oliveira, diretor presidente do Grupo Hospitalar Conceição; Dra. Janete de Fátima Toigo D’Agostini superintende geral do Hospital Beneficente São Carlos de Farroupilha, acompanhada de Volnei Cousseau, do departamento de compras da entidade; Sr. Diego Berenstein, diretor financeiro do Hospital Geral, de Caxias do Sul; Sr. Sandro de Freitas Junqueira, diretor geral do Hospital Geral de Caxias do Sul; e, a farmacêutica Alline Daniell do Hospital Nossa Senhora da Oliveira de Vacaria.
A TVAL transmite a reunião da CPI pelo canal 11.2 digital aberto, no canal de YouTube da TVALRS no link https://youtu.be/OGSaDpm8ZvU, no Facebook da ALRS pelo link https://www.facebook.com/assembleiars e no portal da Assembleia Legislativa no link http://www.al.rs.gov.br/tvassembleia/
“Causou-nos muita preocupação e impacto o fato de depoentes na CPI dos Medicamentos e Insumos Covid19, dizerem claramente que alguns municípios do interior, alguns prefeitos e gestores hospitalares, sofrerem chantagem de grupos que distribuem medicações do Kit Intubação. As testemunhas relataram na CPI que os distribuidores ameaçaram dizendo que caso não pagassem o preço abusivo que eles queriam o município e instituição hospitalar daquele município não receberiam os remédios. Isto é um verdadeiro absurdo, é um crime, um ato desumano. A CPI vai atrás destas situações para, uma vez levantados os documentos e a plena materialidade e autoria dos delitos relatados por estas denúncias, a fim de enquadrar civil e criminalmente estes chantageadores” afirmou o presidente da CPI, deputado Dr. Thiago Duarte.
Objetivo da CPI
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Medicamentos e Insumos Covid-19 tem como finalidade investigar os aumentos exorbitantes de preços de medicamentos e insumos utilizados no tratamento aos pacientes infectados por Covid-19 nos hospitais e ambulatórios. “O aumento exorbitante no preço das medicações pode implicar na piora e na grande dificuldade de operação dos hospitais, e também para os pacientes” explica o deputado Dr. Thiago. Como profissional da saúde, o deputado disse que se trata “de um grande problema, pode significar cenas lamentáveis como vimos em Manaus e no Norte do país, o que não queremos que ocorra aqui no RS”, justificando a importância do trabalho investigativo da Assembleia “em favor da saúde dos gaúchos”. “Os medicamentos em questão são aqueles do chamado Kit Intubação, que são anestésicos, bloqueadores neuromusculares, sedativos entre outros medicamentos e insumos, como o oxigênio” finaliza Dr. Thiago Duarte.
O Hospital de Espumoso, receberá na quarta-feira, dia 09/06, o deputado Thiago Duarte, pois o mesmo estará realizando uma visita técnica na casa de saúde.
Fonte: Ascom Deputado Thiago Duarte
Comente essa notícia