Pesquisa da UFRGS confirma presença do vírus da Covid na placa bacteriana
Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) confirmou a presença do vírus causador da Covid no biofilme dental, mais conhecido como placa bacteriana. De 70 amostras analisadas, 13 (18,6%) continha o RNA do Sars-Cov-2.
O estudo se desdobrará em mais etapas, para aprofundar os detalhes e as implicações da presença do vírus, segundo a autora, Sabrina Carvalho Gomes, que é professora da Odontologia da UFRGS e coordenadora da residência em Saúde Bucal-Periodontia, do Hospital de Clínicas.
Apesar do nome pelo qual é mais conhecido, a placa bacteriana é composta, além de bactérias, por fungos e vírus. Considerando que vírus como o da herpes e do HIV já foram encontrados na placa, a pesquisadora idealizou a pesquisa para tentar localizar o vírus da Covid.
As amostras foram coletadas de funcionários do Hospital de Clínicas, que, com o início da pandemia, passaram a ser testados para a Covid ao primeiro sinal de sintoma gripal. Os que apresentavam resultado positivo e consentiam, tinham o biofilme encaminhado para análise.
“Colocávamos rolos de algodão na boca do paciente para isolar os dentes da saliva, para não ser um resultado confundido e o material era coletado”, explica a professora. A saliva também contém o coronavírus.
Fonte: G1