AMASBI participa de reunião para elaborar plano de ação em combate a pandemia
A presidente da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí (AMASBI), Marilda Borges Corbelini, que também é prefeita de Soledade, esteve participando de uma reunião virtual realizada nesta semana para tratar de medidas acerca do novo sistema de monitoramento da pandemia.
A reunião foi ministrada pelo prefeito de Marau e presidente da AMPLA (Associação dos Municípios do Planalto), Iura Kurtz, e contou com a presença do professor Julcemar Bruno Zilli, que esteve explanando acerca do aumento nos números de casos de coronavírus nos últimos dias. Além destes, representantes dos 62 municípios que integram a região de Passo Fundo também participaram do encontro.
O ato se fez necessário após a região de Passo Fundo receber o selo de “Alerta” do Governo do Estado, em virtude de fatores que envolvem o aumento consistente no número de casos de Covid-19 nos últimos sete dias, bem como a escala nas internações clínicas e de UTI. Diante disto, a região tem 48h para avaliar, responder sobre o quadro e apresentar um plano de ação compatível com o Alerta e com a situação epidemiológica apontada, com o objetivo de reverter a situação.
Ao longo da reunião, os presentes sugeriram e debateram ações para serem implementadas no plano de ação, o qual determina que os municípios reforcem a fiscalização; não flexibilizem os protocolos padrões definidos pelo Governo do Estado; e tomem ações individualizadas a fim de conter o número de casos naqueles municípios que mostram-se mais agravados.
“Não há indícios de que estamos passando por uma segunda onda, mas trata-se de um surto localizado em determinados municípios. Isto é, algumas cidades estão apresentando essa situação, com aumento ou redução de casos. Diante disto, nossa sugestão, é identificar os municípios e buscar ações e soluções para amenizar a situação”, destacou o professor Julcemar Zilli.
Na ocasião, a presidente Marilda Borges Corbelini frisou que os municípios da AMASBI estão aguardando os protocolos regionais e estaduais, a fim de determinarem as medidas necessárias no combate a disseminação do coronavírus. “Estamos preocupados com o retorno das atividades, em relação aos esportes, rodeios, danceterias e eventos livres, pois são demandas e questionamentos da população e que exigem de nós uma resposta, já que em outros municípios essas atividades estão sendo retomadas”, frisou ela.
Além destas pautas, no evento, os presentes formaram o Comitê Local de Saúde, ficando composto pelos seguintes integrantes: prefeito de Marau e presidente da AMPLA, Iura Kurtz; prefeito de Serafina Corrêa, Valdir Bianchet; prefeita de Soledade e presidente da AMASBI, Marilda Borges Corbelini; prefeito de Coqueiros do Sul, Valoir Chapuis; prefeito de Barracão, Aldir Zanella da Silva; prefeito de Sertão, Edson Luiz Rossatto; prefeito de Vila Maria, Maico Serafini Betto; prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida; e o prefeito de Carazinho, Milton Schmitz. Todos os nomes foram apreciados e aprovados.
Já o Comitê Técnico Regional – Observatório Regional de Saúde ficou formado da seguinte maneira: prefeito de Marau e presidente da AMPLA, Iura Kurtz; prefeito de Vila Maria e presidente do Consórcio da Região do Planalto, Maico Serafini Betto; professor Julcemar Bruno Zilli; Dr. Gustavo Tremarim; o diretor executivo do Consórcio da Região do Planalto, Jonas Guerra; o secretário executivo da AMPLA, Jedielson; Marisa Zanatta e Ana Roberta Ceratti, de Passo Fundo; Mariana Vasen de São José do Ouro; Fernanda Garbin e Lisiane Dall Agnese de Marau; Cristine Pilati de Passo Fundo; Edinara França de Soledade; Volnei Jost de Arvorezinha; Douglas Kurtz de Marau; Anelise Almeida de Marau; e Ana Luisa Pádua de Carazinho.
São esses comitês que farão a análise dos dados e ações a serem encaminhados ao Governo do Estado, tendo 48h para formular o documento, a contar a partir de terça-feira (18), quando o alerta foi divulgado.
Fonte: Ascom/AMASBI