Governo deve estimular ida de psicólogos para interior do País
Foram divulgados em dezembro de 2019, pelo Departamento de Informática do SUS (Datasus), dados sobre os Caps (Centros de Atenção Psicossocial), além da quantidade de psicólogos e psiquiatras no País na rede pública e privada. O Nexo Jornal apresentou uma série de infográficos sobre os números disponibilizados, dentre eles o fato de que 300 cidades não possuem psicólogos e quase 3 mil estão sem psiquiatras. São cerca de 4,1 psicólogos para cada 10 mil habitantes no Brasil e 1,1 psiquiatra também para 10 mil habitantes.
Alexandre Loch, professor do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP disse que a falta de profissionais se deve à sua tendência de permanência nos grandes centros brasileiros. Com salários baixos e quase obrigatoriedade de múltiplas cadeiras em serviço público ou consultórios particulares, o docente afirma que “cabe ao Estado o estímulo e até formação de centros universitários, que hoje estão concentrados nas capitais.
Para ele, uma saída seria a criação de vagas para psicólogos e psiquiatras atuarem diretamente em unidades básicas de saúde.
Ouça a entrevista de Sandra Capomaccio da Rádio USP no player:
Imagem Ilustrativa: