Sábado, 22 de Março de 2025
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
33°
16°
20°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Rumo ao Campo Parte II
Ao Vivo: Rumo ao Campo Parte II
Notícias

Já está disponível na Rede de Farmácias São João a vacina contra a gripe

Já está disponível na Rede de Farmácias São João a vacina contra a gripe
10.03.2025 11h14  /  Postado por: Jornalismo

Rede conta com a vacina completa (tetravalente), é para todas as idades e você encontra a partir desta segunda-feira (10/03) 

 É recomendado todos os anos através dos órgãos de saúde que a população faça a vacina da gripe para redução da transmissão da doença e o risco de complicações nas populações mais vulneráveis. O vírus causador da gripe (influenza) tem alta capacidade de mutação, e por isso a revisão da composição de cepas da vacina é realizada anualmente, e assim é garantida a eficácia da vacina.

Na Rede de Farmácias São João, a vacina tetravalente 2025 já está disponível para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade. A composição da vacina, também chamada de quadrivalente, protege contra quatro subtipos de influenza: H1N1, H3N2, B/Austria (B/linhagem Victoria) e B/Phuket (B/linhagem Yamagata).

Sociedade Brasileira de Imunizações recomenda a vacinação antes da chegada das temperaturas mais baixas, o que ajuda na resposta imunológica do corpo. São cerca de 21 dias após a aplicação da vacina que o sistema imunológico desenvolve a imunidade total, por isso, quantos antes a aplicação da vacina, mais rápido o corpo estará protegido.

A gerente do Suporte Técnico Farmacêutico da Rede de Farmácias São João, Nicole Fernandes de Lima, destaca a importância de buscar a imunização com antecedência. “A maioria da população espera para se vacinar contra a gripe quando as baixas temperaturas chegam. Vale ressaltar que nosso organismo precisa de um tempo após receber o imunizante para gerar os anticorpos e oferecer a proteção efetiva para o vírus influenza. Dessa forma, quanto antes a aplicação da vacina for feita melhor, pois quando o frio chegar, que é o clima mais propício para a propagação do vírus, o corpo já vai ter atingido os níveis ótimos de imunidade e estar devidamente protegido.”

Vacina tetravalente

A versão mais completa para proteção contra a gripe é a vacina tetravalente oferecida apenas na rede privada e produzida a partir da identificação de cepas do vírus da influenza que circularam no inverno do último semestre no hemisfério norte. Esta composição é atualizada de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e anualmente, os fabricantes solicitam um novo registro à Anvisa.

Em comparação com a vacina oferecida pelo SUS, a trivalente, que protege contra três subtipos do vírus, a vacina tetravalente disponibiliza proteção contra os três vírus que estão contidos na vacina trivalente e para um subtipo a mais. Além disso, pode conferir proteção cruzada. Outro benefício da vacina da gripe é que ela pode ser aplicada com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, no mesmo dia, ou sem intervalo mínimo entre elas, e com outros medicamentos.

“A vacina da gripe é uma vacina inativada, ou seja, ela é feita com fragmentos do vírus que não são capazes de causar a doença apenas sinalizam para nosso corpo como identificar e combater o vírus. A Vacina tetravalente confere uma proteção adicional a um tipo a mais do vírus influenza. Ela é segura, com eficácia testada e comprovada. O mais relevante quando se fala de imunização é que ela protege você e as pessoas ao seu redor, pois a influenza pode ser inofensiva para uns e fatal para outros, e sendo um transmissor você põe em risco todas as pessoas do seu convívio diário”. Afirma, Nicole.

Recomendação da vacina

  • Crianças a partir dos 6 meses de idade;

Adultos;

Gestantes;

Puérperas (período após o parto até que o organismo da mulher volte às condições normais / pré-gestação);

Pessoas com doenças crônicas;

Idosos.

Benefícios da vacina

  • Proteção contra novas variantes;

Prevenção de complicações graves e hospitalizações;

Redução da transmissão do vírus;

Evita surtos e alivia o sistema de saúde;

Reforço anual necessário devido às mutações do vírus.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO